• Goyazes

Nat Geo Ilustra: a resistência e os cuidados de preservação do Cerrado e outros biomas brasileiros

No último dia 22 de abril, foi comemorado mais um Dia Internacional da Mãe Terra, ou simplesmente, Dia da Terra. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2009 com o intuito de incentivar governos de países que fazem parte da ONU, sociedade civil, organizações não-governamentais e demais entidades a se conscientizarem sobre a importância de preservação do meio ambiente.


“Mãe Terra é uma expressão comum em muitos países e regiões para identificar o planeta”, diz a resolução de criação do Dia da Terra. Segundo o documento, esta expressão salienta a relação de conexão entre os seres humanos, o planeta e demais seres vivos.


Para homenagear os nossos biomas, a National Geographic Brasil estreou no Dia da Terra, este ano, o programa Nat Geo Ilustra, projeto de animação que apresenta os biomas brasileiros por vídeos com cerca de um minuto de duração cada. Assista o Teaser da série:






As pílulas retratam (nesta ordem): Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa destacando suas floras e faunas de forma didática através das ilustrações da designer Keryma Lourenço. Os conteúdos vão ao ar em formato de inter programas, a partir das 10h, no National Geographic e National Geographic Wild.


O nosso Cerrado é a savana com a área mais biodiversa do mundo e perde espaço para a agropecuária. Pelo menos 50% da vegetação original já não existe mais.


Conhecido como a Caixa D’água do Brasil, por seu enorme potencial de coletar e armazenar água, o Cerrado já tem seus primeiros refugiados. Populações que começaram a migrar, porque os riachos que serviam suas comunidades simplesmente secaram.


Antes da chegada da soja, antes que começássemos, como País, a olhar para as vegetações nativas do Cerrado como um “espaço vazio” a ser ocupado, milhares de pessoas já viviam ali, existindo em meio à fartura do bioma, como as quebradeiras de coco de babaçu; o Babaçu é uma palmeira grandiosa, de onde pendem cachos igualmente grandes com fileiras de cocos, cada um do tamanho de uma mão.


O Cerrado e seus frutos fazem parte da vida de muitos brasileiros e essa biodiversidade, os serviços maravilhosos que este bioma nos presta, é essencial para todos, de norte a sul. Em contrapartida, é um dos mais ameaçados: Já desmatamos 51% do cerrado brasileiro. O avanço da destruição no bioma vem sendo, inclusive, mais rápido que o avanço sobre a Amazônia.













Imagem: Divulgacão | National Geographic Brasil


Por ocupar 23% do território nacional e fazer divisa com quase todos os biomas, menos o Pampa, o Cerrado possui uma grande variedade de vegetações. Há pelo menos 25 tipos e subtipos de fitofisionomias. Aqui, a National Geographic apresenta os 14 principais, divididos em três tipos de formações.












Imagem: Divulgacão | National Geographic Brasil













Imagem: Divulgacão | National Geographic Brasil


Após a exibição na TV, os vídeos estarão disponíveis no canal do YouTube do National Geographic. O primeiro vídeo é sobre a Amazônia e já está disponível , assista:



Além disso, para enfatizar a importância dos biomas para a preservação do meio ambiente e de milhares de espécies que neles vivem, a National Geographic publicará em seu site uma série de reportagens com informações completas sobre cada um dos biomas. No Brasil, temos cerca de 2,5 mil espécies de orquídeas. Dessas, 1,5 mil estão na Mata Atlântica.
















Imagem: Divulgacão | National Geographic Brasil


As reportagens foram escritas por João Paulo Vicente e serviram como suporte para os roteiros dos vídeos. A equipe da Nat Geo realizou entrevistas com dezenas de pesquisadores, elaborou infográficos e buscou referências para definir a identidade visual do projeto.


As matérias oferecem uma visão ampla sobre cada bioma, além de abordar sua importância, as dificuldades que existem em estudá-los e o que pode ser feito para ajudar na preservação desses ecossistemas. #SomosBrasil





  • Pinterest Goyazes
  • Linkedin Goyazes
  • Facebook Goyazes

BRANDING

REM MARCA.png

DESIGN